quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Porque isto mexeu comigo.

E porque eu admiro muito, muito os bombeiros voluntários. Acreditem que tenho razões para isso.

A soldado desconhecida

Josefa, 21 anos, a viver com a mãe. Estudante de Engenharia Biomédica, trabalhadora de supermercado em part-time e bombeira voluntária. Acumulava trabalhos e não cargos - e essa pode ser uma primeira explicação para a não conhecermos. Afinal, um jovem daqueles que frequentamos nas revistas de consultório, arranja forma de chamar os holofotes. Se é futebolista, pinta o cabelo de cores impossíveis; se é cantora, mostra o futebolista com quem namora; e se quer ser mesmo importante, é mandatário de juventude. Não entra é na cabeça de uma jovem dispersar-se em ninharias acumuladas: um curso no Porto, caixeirinha em Santa Maria da Feira e bombeira de Verão. Daí não a conhecermos, à Josefa. Chegava-lhe, talvez, que um colega mais experiente dissesse dela: "Ela era das poucas pessoas com que um gajo sabia que podia contar nas piores alturas." Enfim, 15 minutos de fama só se ocorresse um azar... Aconteceu: anteontem, Josefa morreu em Monte Mêda, Gondomar, cercada das chamas dos outros que foi apagar de graça. A morte de uma jovem é sempre uma coisa tão enorme para os seus que, evidentemente, nem trato aqui. Interessa-me, na Josefa, relevar o que ela nos disse: que há miúdos de 21 anos que são estudantes e trabalhadores e bombeiros, sem nós sabermos. Como é possível, nos dias comuns e não de tragédia, não ouvirmos falar das Josefas que são o sal da nossa terra?

Por FERREIRA FERNANDES, Diário de Notícias

12 comentários:

  1. Acumulava trabalhos e não cargos!

    Os telejornais estão sempre cheios deles, dos "Cargos".

    ResponderEliminar
  2. Fico sem palavras quando vejo coisas assim... dão literalmente a vida por nós... e os filhos da mãe que andam a por fogo nos montes andam aí na maior... que treta...

    ResponderEliminar
  3. Grande texto. Tão dolorosamente verdade!
    A minha irmã comentava ontem, com raiva, o que estarão os incendiários a pensar ao ouvir que mataram um ser humano como era a Josefa... Não fui capaz de responder.

    ResponderEliminar
  4. Fico tão triste com estes acontecimentos. :( Por isso é que tenho aquela opinião à qual dediquei um post no meu blogue.
    Paz à sua alma!

    ResponderEliminar
  5. Sem palavras... Isto entristece-me tanto e fico furiosa, mesmo furiosa.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada! Sê bem vinda tu também!

    ResponderEliminar
  7. Uau, mexeu comigo também.
    É preciso ter coragem...

    É nestes momentos que sentimos que podemos fazer muito mais, não é?

    ResponderEliminar
  8. É mesmo daquelas coisas que mexem connosco... Nós muitas vezes queixamo-nos da falta do tempo e há quem faça tanto! E por nós!

    ResponderEliminar
  9. "Como é possível, nos dias comuns e não de tragédia, não ouvirmos falar das Josefas que são o sal da nossa terra?"

    A Josefa será mártir por esta causa porque infelizmente morreu... e a quantidade de Josefas que neste momento se esforçam para apagar os fogos que lavram o nosso país e não são valorizadas até alguma fatalidade acontecer...

    ResponderEliminar
  10. Josefa um beijinho para ti!!Como eu te admiro!!
    Concordo,plenamente com tudo que esta escrito no texto..nao podia deixar de comentar.

    ResponderEliminar

Troco gomas por comentários.