domingo, 15 de agosto de 2010

Sangue do mesmo Sangue.

O meu irmão fez anos ontem. 11. A festa foi cá em casa e como irmã mais velha exemplar, o meu presente foi fazer-lhe uma das coisas mais aguardadas do evento: a piñata (sim, esta).
Ele queria muito, e até me diverti a fazê-lo.
Aliás, foi engraçada, a festa. Eu até gosto de estar com os miúdos, de fazer de bobo da festa, de organizar os jogos e tudo mais. Diverte-me.
No entanto, o dia-a-dia com o meu irmão não é sempre divertido.
Aliás, deveria ser muito mais. No entanto, desde que o pirralho apareceu por estes lados muita coisa mudou, coisas que uma menina de oito anos não era capaz de entender. Não por causa do mimo ou qualquer outro capricho mas por não gostar de mudanças bruscas e muito menos de ser deixada ao sabor das ondas quando ainda era um rebento.
Assim, desde logo me tornei muito independente e desenrascada, (acho que sempre o fui, muito despachada, como diz a avó) mas também um bocadinho carente e vá, de certa forma, reprimida.

Ele era menino, o menino da família. E eu deixei de ser a menina. Além disso, sempre foi uma criança muito dependente e portanto exigia desde logo, demasiada atenção.
Nunca lidei muito bem com isso, ou da forma que se esperava, e agora sei que isso se reflecte na relação de manos que temos, quer queiramos quer não. Eu exigia atenção, ele não gostava que ma dessem. Foi o caldo entornado. E uma miúda guarda rancores e portanto a partir, mais ou menos, dos meus 13 anos e dos 5 dele nem o podia ver - em bom português. É aquela fase má em que eles já sabem que estão a fazer asneiras e isso chateia.
O problema é que tudo isto se foi arrastanto, e nós afastámo-nos de forma significativa. Não partilhávamos muitas coisas em comum embora gostássemos um do outro, e por isso estávamos lá, mas não estávamos juntos.
Hoje, temos pouca cumplicidade. Eu sou impaciente e ele tem mau feitio. Damo-nos bem, não somos propriamente reles um para o outro. Mas gostava que por vezes fosse diferente. Até porque somos sangue do mesmo sangue. Mas há coisas que nem nós podemos controlar, como a forma que os meus pais têm de lidar com isso (nunca ajuda). Espero mesmo que não nos afaste mais, e que talvez quando tiver mais maturidade ele me ajuda na tarefa e re-fazer laços que nunca foram muito fortes. E que um dia a cumplicidade que não temos agora, surja em dobro.

10 comentários:

  1. Pois, boa sorte para essa encrenca! Eu cá adorava que em pequena me fizessem uma piñata, agora já não dá=(
    Mas o que importa é que se tenham divertido!
    Quanto ao teu irmão, tenta passar mais tempo com ele, como tu disseste, são sangue do mesmo sangue e logo ai já têm uma coisa em comum, vais ver que ainda vais encontrar mais...
    Eu sempre quis ter um irmão, sempre o pedi, mas olha parece que não valeu de nada...
    beijos J

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais parabéns para o teu irmão. Eu até certa idade tinha uma relação meio conflituosa com a minha irmã, sempre tive a mania de querer crescer depressa de mais e sempre tive inveja dela, porque enfim eu sempre fui considerada a ovelha negra e ela a que fazia tudo correcto. Mas agora já ganhei idade, muitas das coisas mudaram na minha personalidade, como qualquer adolescente passei pela fase ranhosa da adolescência e agora posso dizer que amo a minha irmã.

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns ao teu irmão, para começar! ;) Quanto ao vosso problemazito, nota-se que gostas mesmo dele e que gostavas de ver as coisas resolvidas... So... porque não tentar ainda mais? Insiste, vais conseguir, desde que ele colabore!
    kiss*

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao mano e à mana, por ser uma mana mais velha exemplar. Quem me dera que a minha irmã tivesse sido mais presente, mas isso agora também não interessa para nada. Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao pirralho.
    Nota-se que gostavas de resolver as coisas..e como ele ainda é novo, ainda vão a tempo :) Força nisso. é sempre bom tentar fortalecer as relações entre irmãos, para mais tarde não haver ressentimentos.
    *

    ResponderEliminar
  6. parece algo escrito por mim. eu e o meu irmão também somos assim. mesmo

    ResponderEliminar
  7. Parabéns a ele.

    E desde que queiras, vocês podem sempre aproximar-se. Eu tive muitos problemas com a minha irmã D. Ela é dois anos mais nova que eu e até uma certa idade demo-nos muito mal mesmo. Entretanto crescemos e recriamos os laços. Nunca é tarde demais.

    E quem me dera que me tivessem feito uma piñata. Os meus onze anos nunca os celebrei. Levaram-me ao Mc Donald's porque a minha mãe foi para o hospital de urgência com uma apendicite.

    ResponderEliminar
  8. Se a vossa relação ultrapassar aquela idade, a do armário, do teu irmão vai ultrapassar tudo...

    Eu dava-me mesmo muito bem com o meu irmão, às vezes lá voavam pratos e vassouras... mas agora ele está naquela idade difícil (19 anos)...

    Mal falamos, e quando falamos estamos a discutir.. não gosto que seja assim, mas não vale a pena, quando ele tiver de mudar muda...

    ResponderEliminar
  9. Por muito que ele te possa ter tirado, também, como é aqui visível, deu-te muito. De bom ou de mau, deu-te coisas para a vida. Por isso, acho mesmo que podes e deves reconstruir laços. Pode ser necessário esperar por ajuda da parte dele, mas também tenta mudar o teu ângulo de ver as coisas e pensar se há alguma coisa que até aqui não fizeste e que podes fazer :) Por agora, até me parece que estás a ir muito bem, estiveste a festejar o teu irmão!

    ResponderEliminar

Troco gomas por comentários.