quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Hei-de ter-vos sempre.

Muito agora se fala da síndrome dos 20 anos. Lemos o que salta à vista e identificamo-nos com tudo, tudinho. Continuamos a gostar de sair à noite mas já começamos a apreciar os fins de tarde na esplanada, a pôr a conversa em dia. Selecionamos os amigos e criamos núcleos entre o que antes era uma multidão de conhecidos. As relações ficam mais sérias, o trabalho ocupa mais tempo, os nossos pontos de vista vão ficando mais fincados e a personalidade mais forte. As responsabilidades vão surgindo, pouco a pouco, e nós vamos conhecendo a palavra nostalgia.

Eu aceito tudo, sem olhar para trás, mas nunca diria que os meus núcleos de pessoas importantes já não estavam formados. Mas aos 20 anos, não há quem não cometa erros. Pouco a pouco, enquanto as coisas mudam - as pessoas mudam! - os nosso núcleos vão ficando pequeninos, pequenininhos. Mesmo quando achamos que aquelas pessoas iam estar ali para sempre.

Eu disse que hei-de sempre ter-vos - e alguns hei-de ter mesmo, mesmo que não me queiram - os outros, vou tendo, pelo menos, enquanto quiserem que os tenha.

2 comentários:

  1. Para quem entrou para a faculdade (depois de dedicar imento tempo ao estudo) com 17 anos e começou a trabalhar com 23, acho que é inevitável fazer coisas que não se fizeram antes :) Eu estou a aproveitar os meus pré-30 para fazer coisas que não fiz antes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bonito texto :). Espero poder sempre fazer parte desse teu núcleo pequenino <3

    ResponderEliminar

Troco gomas por comentários.