quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nem muito longe, nem muito perto.

A S* vai em breve para Lisboa, e como ela disse aqui, nunca saiu debaixo das saias da família.
Isso lembrou-de de falar um bocadinho sobre o que foi para mim sair debaixo das saias quando fui para a Universidade.
É bom, é muito bom passar algum tempo de qualidade com a família. É bom sabermos que temos alguém que se sempre preocupa connosco (mesmo que por vezes essa preocupação se torne demasiado excessiva). É bom partilhar alguns momentos com os pais e ouvir as piadas do irmão mais novo. Mas a verdade, é que não há nada como a sensação libertadora de estarmos por nossa conta.
Gosto muito da minha família, como é obvio. E gosto muito de voltar ao ninho, não era capaz de o deixar de fazer. Mas a verdade é que gosto ainda mais de poder optar entre estar com eles e estar sozinha. É mais fácil e mais agradável para mim (e para eles) eu estar com a minha família quando realmente quero e tenho vontade.
Na universidade, em que volto para casa aos fins de semana, preparo-me mentalmente para o reencontro e desejo-o, uma vez que passo uma semana sem os ver. Mas também sabe bem voltar à nossa rotina autónoma e independente, em que saímos e entramos, comemos, dormimos, estudamos, namoramos... quando bem nos apetece, sem ninguém questionar as nossas atitudes e decisões.
A verdade é que acredito que convivência constante, quando já se tem uma determinada idade e se anseia mais, não é fácil.
Por isso, eu digo que a família não se quer longe (nunca), mas também não se quer sempre perto, para podermos voar um bocadinho de vez em quando.

Agora estou de férias e já tenho uma leve sensação de saudade do meu espaço, que lá me espera em Setembro.

6 comentários:

  1. Eu moro sozinha há uns bons anos e não trocaria o meu espaço e a minha independência por nada deste mundo. Mas sabe muito bem estar com a família quando realmente queremos estar com ela, é um porto de abrigo inquestionável. E sem dúvida que tem outro gostinho quando se está porque se quer estar, em vez do estar porque não há outro remédio.

    :-)

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo. Agora que estou de férias já penso quando é que vou voltar para o meu cantinho. Estou na mesma situação que tu, também sou estudante universitária, e ver a família só ao fim-de-semana. É bom, é muito bom podermos gerir a nossa vida da melhor forma que entendermos.

    ResponderEliminar
  3. É também sobretudo por tudo o que dizes neste texto, que estou cada vez mais pensar em ir para outra cidade neste segundo curso que vou tirar. Preciso de me libertar um pouco, e poder voar um bocadinho ;) *

    ResponderEliminar
  4. O blogger às vezes é muito estranho. Só vi as tuas actualizações hoje! Aproveito para dar o meu bitaite sobre este tema. Também eu sou estudante universitária e apesar de não dispensar os fins-de-semana em casa dos papás, também sou feliz durante a semana a aprender a mexer-me sozinha! O teu texto está bem inspirador :)

    ResponderEliminar
  5. eu quando fui para a universidade não saí da saia dos pais, pelo que anseio a minha independência mais do que tudo.

    ResponderEliminar

Troco gomas por comentários.