segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ser festivaleiro.

Tenho estado ausente deste cantinho porque eu e Mister GummyBear partimos em direcção a terras nortenhas e a um cantinho alojado nas margens do Taboão. Partimos para o Paredes de Coura, um festival que nos diz muito desde sempre. É um festival que se destaca pela capacidade de unir as pessoas, pela capacidade de promover a convivência entre os festivaleiros, pelo ambiente - que é mágico.
Foram quatro dias fantásticos, relaxantes mas cansativos, intensos, tudo e mais qualquer coisa. De bom. Completamente inesquecíveis.
Bem, o certo é que no Paredes, os dias são sempre assim.
Mas o melhor de tudo, é todos estarmos lá com um único objectivo - divertirmo-nos, é todos termos uma coisa em comum - a música. Por isso, as pessoas respeitam-se e é muito fácil fazer amigos.
Em cinco anos de festivais, não conheço muito. Mas já conheço o suficiente para dizer que não existe outro como este.
No entanto, este ano parece ter-se tornado moda ir a festivais porque é fixe e dá estatuto ter a pulseirinha (? o.O). Encontrámos pessoas que não se sabem comportar num festival, num concerto, num espaço partilhado por milhares de pessoas. Que não sabem estar. Quer pela idiotice já de si, quer pela imaturidade da idade tenra.
Não quero que me interpretem mal, também eu comecei muito novinha nestas andanças. E há sempre uma primeira vez para tudo. Mas na primeira vez, e isto é para tudo, devemos avançar com a humildade necessária para que possamos aprender.
Quem é festivaleiro, e essencialmente de Paredes de Coura, deve saber do que falo.

3 comentários:

  1. Parece ter sido fixe, pelo cartaz.

    Quanto às pessoas de que falas, pois há de tudo, mas eu em geral não gosto de ficar a acampar por causa dessa malta. Prefiro ir, ver o meu concerto e bazar.

    (o post da insegurança é muito engraçado)

    ResponderEliminar
  2. Nunca fui a esse Festival mas pelas imagens que passam sempre achei que devia ser agradável.
    Quanto às pessoas que não respeitam os outros, especialmente nessas situações, é preciso ter sorte. Cheguei a acampar duas vezes no Sudoeste e a conseguir dormir, o que considero ter "Sorte com a vizinhança". Agora também acho que há cada vez mais falta de respeito para com os outros e confesso que perdi toda a paciência para aturar "gente" assim.
    Mas ainda bem que se divertiram!

    ResponderEliminar
  3. Pulha Garcia: Sim, foi fenomenal. Acredita que não ia com grandes expectativas porque era mais fraquinho que o habitual, mas a verdade é que me surpreendeu muito! No Paredes fico sempre a acampar, assim é que se vive o festival em pleno. Mas pronto, encontra-se de tudo ;) E obrigado :)

    Mamã do Príncipe Pipoca: É muito agradável sim, posso garantir-te! Mesmo para famílias (encontram-se muitas), principalmente pelo serviço de babysitting durante os concertos, que é muito bom. O teu Príncipezinho ia gostar :p e tu também! E tens muita razão, mas ao menos em vizinhança também tive muita sorte este ano. Fiquei perto de uns ingleses que eram um "must" :)

    ResponderEliminar

Troco gomas por comentários.